domingo, 18 de março de 2012

NÚMEROS,EDUCAÇÃO E A ILUSÃO DO APRENDIZADO


Na realidade, essa postagem não se trata de assuntos matemáticos no sentido restrito, mas sim, sobre educação e a superlotação na sala de aula.
Não é preciso andar muito para encontrar uma escola com salas de aulas “entupidas” de alunos. Sem medo de errar, o aprendizado fica comprometido. Essas escolas superlotadas estão mais preocupadas com o lucro da quantidade do que com o “lucro” do aprendizado. Como se aprender fosse um mero detalhe, um detalhe na malha do comércio da educação. Evidentemente, esse alento está muito mais relacionado com escolas particulares do que com as públicas. Quero dizer que não é bem assim: algumas escolas públicas, também, tem salas superlotadas. Aqui não seria o lucro da arrecadação de mensalidades, mas sim, mais verbas federais.
O que se atenta é o desconhecimento da sociedade, ou então, a despreocupação com o que se faz na escola, sendo ela pública ou particular. Fico abismado quando vejo pais irem a escola reclamar de décimos de uma nota de seu filho, passar em frente a uma sala superlotada e agir de forma indiferente.
Como se faz? Da forma que está só teremos dificuldades nas salas de aula desse país que brinca de educar seus jovens e crianças. Uma sala de aula numerosa, e não é preciso ser um doutor em educação para visualizar essa problemática, traz uma gama de problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse tipo de ambiente o barulho, por mais que se tente, é sempre grande. Como fazer para verificar tarefas e trabalhos dos alunos, sem um tempo extra para isso devido ao número extenso. E esse tipo de dificuldade é dos mais banais.
Vejo uma propaganda veiculada na TV globo sobre “amigos da escola” e penso: por que não ser um fiscalizador da escola e exigir qualidade de ensino, em vez de ser chamado para “limpar o ambiente”. Pais e educadores como eu, devem lutar para que o ambiente escolar se livre dessa chaga.

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