quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: USOS E ABUSOS



A imagem abaixo nos traz uma das dimensões do uso das tecnologias da informação e comunicação na escola







Começo uma série de postagens sobre o tema tecnologias e o processo de ensino e aprendizagem. 
Na imagem acima o apelo é ecológico: use computador na escola, na sala de aula, e salve o planeta. Por esse prisma não entendemos a enorme importância dessa tecnologia no ensino.
Fica a ideia que mais do que modificar a sala de aula,isso só serviria para salvar árvores. Vejo mais além: é mais uma das utilidades desse recurso. O computador na sala de aula, por si só, não tem a capacidade de revolucionar o ensino e a aprendizagem, mais é uma ferramenta que pode potencializar transformações. Esse vir a ser, só sera uma realidade quando incorporado a um novo paradigma de educação, onde o processo de ensino e aprendizagem deixe de ser unilateral (professor > aluno) e se torne multilateral (professor <> aluno). Ou seja, um processo onde o aluno deixa de ser passivo e se torne ativo.
Esse novo paradigma tem que se tornar dominante e enterrar de vez o que se entende como escola hoje: uma escola que centra o processo no professor. Essa velha forma de ver, e fazer, educação é anacrônica nos dias atuais. Para se "adaptar" as transformações da era da informação e comunicação, essa velha escola busca um verniz  de modernidade colocando em sala de aula "modernidades", a exemplo do computador. No entanto, mantém as mesmas metodologias e "pedagogias" que tanta ojeriza trazem ao alunado. 
É esse contexto escolar anacrônico, mesmo com essa "modernização conservadora", que afasta o aluno da escola e nos remete a imensos problemas de  aprendizado.




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