sexta-feira, 20 de setembro de 2013

QUEBRA- QUILOS (1874-1875)

O QUEBRA- QUILOS (1874-1875)
RESUMO:

                Esse termo Quebra-Quilos se refere a um aspecto desse movimento que foi a destruição de pesos e medidas. Quebra-Quilos foi um movimento popular que se inicia em Ingá (Paraíba), espalhando-se para outras regiões, contra a cobrança de impostos, pesos e medidas. Iniciando-se em Ingá, teve forte repercussão em Campina Grande e Areia.

                A ação inicial desse movimento se dá em Ingá. Uma discussão, em Outubro de 1874, entre um cobrador de impostos e feirantes é o estopim de ressentimentos, magoas e ódio as inúmeras cobranças de impostos que recaiam sobre esses feirantes e pequenos agricultores. O movimento toma vulto, se expande geograficamente. Em vários lugares a população invade as feiras, quebrando os pesos e medidas, além de invadirem cartórios e câmaras municipais, queimando seus arquivos.
                O que teria provocado à ira de uma “população pacífica” como a sertaneja (a História oficial denomina de pacifica)? Como na História as coisas não acontecem de repente, as causas seriam várias. Em primeiro lugar o abuso dos impostos sobre uma população sacrificada e a introdução do sistema métrico de pesos e medidas (que, ao romper com o tradicional sistema de pesos e medidas, foi identificada pelo povo simples como mais uma armação do governo para explorá-los). Em segundo lugar a omissão dos grandes proprietários de terras que fazem vista grossa e não reprimem o movimento (eram os responsáveis pelo “policiamento” no sistema de guarda nacional). A atitude desses proprietários seria uma represália ao governo diante do “descaso” aos pleitos desse setor. Somando-se a tudo isso estava uma luta política entre a oposição e os conservadores (que estavam no poder). Para a oposição qualquer movimento que desestabilizasse o mando dos conservadores seria bem vindo, daí a omissão na repressão a esse movimento.
                Como em todo movimento popular a repressão governamental foi feroz. O governo da Paraíba, diante da omissão dos grandes proprietários, pede apoio federal e de outros Estados.

REVISÃO:
1-      Defina esse movimento.
2-      Explique as causas desse movimento.
3-      Por que a população se revolta contra o sistema de pesos e medidas?
4-      Determine a “geografia” dessa revolta.



Um comentário:

  1. Amigo desculpas descordar, mas o movimento dar-se na feira da Vila de Fagundes, distrito de Campina Grande, em 31 de outubro de 1974, local de intenso comercio de Algodão na serra do Bodopitá, planalto da Borborema, no município do Ingá dar-se inicio o movimento que ficou conhecido como "Ronco da Abelha", isso bem antes do "Quebra - Quilos" em 1852, no governo provincial de Sá e Albuquerque. Saudações!

    ResponderExcluir