quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Confederação do Equador (1824)


“O movimento que buscava enraizar-se no Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, possuía essas províncias localizadas à altura da linha do Equador, derivando daí a respectiva denominação” (José Otávio).

            A Confederação do Equador teria sido a tentativa de formação de um Estado (separatista?) nas províncias de PE, PB, Rio Grande do Norte e Ceará. Esse Estado teria caráter federalista, nacionalista e Republicano (mas não popular). O inicio dessa rebelião contra o governo de D.Pedro I se dá em Pernambuco, onde o movimento assume o poder por um curto período e adotam a Constituição da Colômbia.

Quais seriam as causas desse movimento? Em primeiro lugar o autoritarismo de D. Pedro expresso no fechamento da Assembléia de 1823 e na Constituição de 1824(que sepultam o desejo de mais autonomia). Os crescentes impostos determinados pelo Rio de Janeiro, que iam e não se traduziam em melhorias para a região. As crescentes dificuldades econômicas da lavoura de exportação como o açúcar que enfrentava a concorrência cubana e a concorrência do açúcar da beterraba europeu e o algodão que enfrentava a concorrência dos EUA. Neste contexto o liberalismo “radical” (nativista, antilusitano e republicano) bem expresso na figura de Frei caneca (Joaquim do Amor Divino Rebelo) seguidor das idéias do abade sièyes. O estopim foi a deposição do presidente de província (Manuel Carvalho Paes de Andrade) e a nomeação de um novo presidente por D.Pedro. Os recifenses se rebelam sob a liderança de Paes de Andrade dando inicio ao movimento.

            A repressão foi feroz. Para organizar essa repressão D. PedroI fez um vultoso empréstimo a Inglaterra. Recife foi cercada por mar (lorde Cochrane) e por terra (brigadeiro Francisco de Lima e Silva). Vários participantes são presos e alguns executados como Frei Caneca.

            Na Paraíba esse movimento assume proporções de insurreição quando a população e as tropas aclamam o governo presidido pelo sargento-mor Félix Ferreira de Albuquerque. Nessa região, mais precisamente em Itabaiana, ás margens do riacho das Pedras se dá um confronto “que envolveu cerca de três mil e quinhentos  combatentes”(José Otávio). Também aqui atua a repressão pondo fim a esse movimento.

REVISÃO:

1-      Defina Confederação do Equador.

2-      Explique as causas desse movimento.

3-      Comente sobre esse movimento na Paraíba.

4-      Caracterize a participação de Frei Caneca nesse movimento.  

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário