segunda-feira, 25 de abril de 2011

SOBRE O USO DO COMPUTADOR EM MINHA PRÁTICA ESCOLAR

Olá colegas, olá tutora.
        Conheci o computador e a web no início dos anos 90. Era, praticamente, o início da web de forma mais concreta no Brasil. Desde o primeiro momento fiquei fascinado por essa tecnologia.
        O computador e as suas possibilidades no contexto educacional são imensas, mas é ,ainda, muito pobre o seu uso na grande maioria das escolas brasileiras. Quando digo que é pobre não estou afirmando que não exista computadores nas escolas, acho até que a ampla maioria tem. O que afirmo é o uso no processo de ensino e aprendizagem. Nesse caso o “desvio” é muito grande. Sabe aquela coisa que todo mundo já sabe de sua existência mais existe um “desleixo” em usar, é assim que vejo.
        Outro complicador é a pobreza de sua utilização. Nesse ponto sou fã da autora Maria Cândida Morais, quando afirma que um dos problemas no nosso sistema de ensino é a concepção dominante de educação, que ela denomina de “paradigma tradicional”. Nas leituras feitas nesse curso a denominação são outras, tais como: tradicional, educação bancária,etc. Diante dessa pobreza conceitual, teórica, filosófica, as nossas escolas minimizam as possibilidades de seu uso. Não esquecendo que nas particulares entra, também, a questão dos custos.
        É nesse ponto que entendo o entrave na utilização do computador na sala de aula, no ambiente escolar. Muitas vezes utilizado como um recurso burocrático, ou como um “totem”(olhamos, acreditamos no seu poder, mas não nos atrevemos a tocá-lo). Outras vezes a crença que o sistema tradicional de ensino é o que conta, provoca descrença e afastamento.

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